O Presidente do Departamento de Vocações e Ministérios da Conferência Episcopal do Uruguai, Dom Heriberto Bodeant, anunciou que a Igreja no país dedicará o mês de junho à oração e ao trabalho intenso pelas vocações religiosas e sacerdotais.

Junho, indicou, será um mês "para intensificar a oração, já seja em forma pessoal ou comunitária, pelas vocações que necessita a Igreja no Uruguai, sem esquecer que os católicos uruguaios também estão chamados a ser testemunhas do Senhor Ressuscitado além das nossas fronteiras".

Nesse sentido, informou que durante todo o mês as dioceses criarão "um clima, um ambiente, no qual os jovens possam abrir-se ao convite de Jesus a segui-lo como discípulos missionários".

"O batizado que chega a uma verdadeira iniciação cristã, fazendo-se discípulo de Jesus, unido a sua obra salvadora, vai aprendendo a entregar dia a dia sua vida na Igreja e na sociedade, vai adquirindo consciência de sua vocação evangelizadora e missionária e vai crescendo na caridade. É nesse caminho que surgem também vocações sacerdotais e à vida consagrada", explicou.

Dom Bodeant indicou que esta iniciativa surgiu durante a Assembléia Plenária de novembro de 2007, em atenção a uma proposta da Confederação de Religiosos do Uruguai.