O Administrador da Diocese de Zacapa e Santo Cristo de Esquipulas, Dom Rodrigo Garza Vela, convocou oficialmente a celebração de um Ano Santo Jubilar para celebrar os 250 anos da bênção do Santuário de Esquipulas.

Na Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, diante de uma multidão de fiéis, anunciou-se que este tempo de festa começará em 4 de janeiro de 2009, dia do aniversário.

A Basílica de Esquipulas alberga em seu interior ao Cristo Milagroso de Esquipulas e é um dos Santuários mais visitados da América Latina. Segundo seus responsáveis, o recinto recebe 4,5 milhões de peregrinos ao ano provenientes da Guatemala e todo o continente.

"Espera-se durante o ano 2009 um incremento nas visitas de peregrinos e o Comitê Permanente para a Basílica e o Comitê Central para o Ano Jubilar está desenhando o cronograma das visitas e as atividades previstas para este acontecimento extraordinário", informaram as fontes.

Para maior informação e coordenação de peregrinações a Esquipulas se pode escrever ao Secretário Executivo do Comitê Central do Jubileu, Padre Hugo David López ao endereço eletrônico: padrehugo@cristodeesquipulas.com