80 por cento das jovens espanholas entre 13 e 18 anos considera a família como o aspecto mais importante de sua vida, seguido pela saúde em 64 por cento, e pela amizade e o amor em 59 por cento, conforme mostram os dados do estudo Lacoste Pink, apresentado hoje, e que tem como objetivo conhecer os sonhos e as motivações das adolescentes, assim como seus valores e referentes na vida.

Segundo os responsáveis pelo trabalho, a geração atual é lutadora, realista e ambiciosa; e seu objetivo profissional é ter êxito e conseguir uma independência econômica, por isso asseguram que as jovens de hoje têm mais segurança e confiança em si mesmas.

Neste sentido, a chefe do estudo, Alexia Navarro, sublinhou que "trata-se de um perfil mais amadurecido que o que existia em gerações anteriores, e as atitudes que antes encontrávamos a partir dos 20 anos, hoje as vemos nas adolescentes".

Por sua parte, o diretor associado do TNS Consumer (empresa encarregada de realizar o trabalho), Raúl Herranz, assinalou que, embora a amizade é muito importante para as jovens, não existem desejos e sonhos comuns de referência dentro do grupo de amigos, mas há um respeito e apoio com as aspirações individuais de cada membro.

Quanto ao futuro profissional, os dados por comunidades mostram que as adolescentes do sul do país são as mais lutadoras, a motivação para as adolescentes do Leste é o dinheiro, as habitantes de Cataluña e Aragón desejam ter seu próprio negócio, no norte-centro valoram que seu trabalho esteja  localizado perto de seu domicílio, e na zona noroeste desejam o reconhecimento e a popularidade.

Por outra parte, 80 por cento das jovens destaca a família como o aspecto mais importante de sua vida, seguido pela saúde em 64 por cento, e pela amizade e o amor em 59 por cento. Por outro lado, as questões menos importantes são o trabalho em 22 por cento, o dinheiro em 20 por cento, e a popularidade em 5 por cento.