O Arcebispo de Panamá, Dom José Dimas Cedeño Delgado, exortou aos membros do Governo e os candidatos às eleições de 2009 a que não esbanjem tanto dinheiro em propaganda pois é "injusto, é imoral, é um tapa a tantas pessoas que vivem a pobreza e a marginalização".

Depois de assinalar que "quem procura o enriquecimento pessoal não deve governar", o Prelado pediu em sua homilia pela 38º Cita Eucarística celebrada em Albrook, que os "governantes, especialmente os deputados, não se deixem pressionar, nem muito menos comprar por organismo internacionais, para introduzir leis que afetam a família" ou vão "contra a vida, desde sua concepção até a morte natural".

Do mesmo modo, destacou o crescimento econômico que vive o país e adicionou que isto não "deve levar a consumismo nem ao enriquecimento a um pequeno grupo", senão que os candidatos às eleições de 2009 devem apresentar "programas que procurem o bem comum" pois este é o fim da política, além de "cuidar a vida, a família, saúde, educação, segurança social", e "muito especialmente a reta administração da justiça, erradicar a corrupção e a impunidade".

Diante da alta contínua dos preços do petróleo, que na sua opinião causa um terrível desbalanço nos orçamentos das famílias pois cada dia se deve pagar mais pelos produtos da cesta básica, Dom Cedeño insistiu à empresa privada e ao Governo a que procurem os mecanismos necessários para reverter esta situação, e que se dê "um aumento de salários" que permita aos panamenhos viver dignamente.

Em outro momento, o Arcebispo de Panamá se dirigiu aos fiéis e os exortou a "evitar o esbanjamento do dinheiro em luxos e coisas desnecessárias, festas e abuso do licor, por sua seqüela de violência", além dos "luxuosos cassinos fonte de maiores vícios e pobreza".

As eleições presidenciais em Panamá se realizarão em 3 de maio de 2009, e irão às urnas aproximadamente 2,1 milhões de eleitores.