O Partido Liberal Flamenco da Bélgica apresentou um projeto de lei para ampliar a lei de eutanásia aprovada em 2002, para que esta prática anti-vida também possa aplicar-se a crianças e a pessoas dementes.

Assim o informou o jornal espanhol Hoje em sua edição em linha recentemente. Na nota explicam que na lei já passada, a eutanásia está permitida "unicamente para adultos e em determinadas circunstâncias: patologia terminal ou enfermidade que ocasione grande sofrimento e dor. Foi o segundo país europeu em contar com legislação deste gênero, depois da Holanda".

Depois de havê-lo tentado em 2004, os liberais belgas insistem neste projeto anti-vida onde incluem "os casos de pessoas com atividade cerebral muito diminuída por demência ou acidente, embora estas pessoas deverão ter expresso por escrito sua vontade".

"As propostas das liberais compreendem também uma disposição que obriga aos médicos a remeter pacientes que queiram ser submetidos a eutanásia a outro doutor se eles mesmos não querem levá-la a cabo, assim como permitir que seja o próprio paciente quem possa praticar a eutanásia", assinala Hoje.

O senador liberal Jean-Jacques de  Gucht é o promotor da iniciativa e considera que suas propostas poderiam ser apoiadas por outros partidos, do mesmo modo em que faz quatro anos pensavam seus companheiros de partido, os também senadores Paul Wille e Jeanine Leduc, que colocaram o tema sem sucesso.