A Conferência Episcopal Chilena (CECH) enviou uma carta aos Carabineiros do Chile em que oferece suas orações e "as condolências mais sentidas" pelo falecimento do General Diretor da instituição, José Alejandro Bernales Ramírez, em um recente acidente aéreo no Panamá.

"Como cristãos, sentimos uma grande dor pela perda de um irmão e, movidos pela nossa fé, pedimos ao Senhor da Vida que o acolha com bondade e misericórdia a seu lado na terra prometida, junto a sua esposa e acompanhantes falecidos com ele", assinalou na missiva o Presidente da CECH, Dom Alejandro Goic Karmelic.

Do mesmo modo, o Prelado destacou que o General Bernales "soube conformar com sabedoria e decisão com seu Alto Mando institucional uma equipe de trabalho que obteve" a avaliação e reconhecimento do povo chileno "tanto por seu profissionalismo e liderança moral e ética como por sua qualidade e eficiência operativa", no escrito dirigido ao General Subdirector de Carabineiros, Eduardo Gordon Valcárcel.

"Desde já oramos e convidamos aos chilenos a elevar suas orações por esta intenção e pelo consolo de seus familiares, seus companheiros de Carabineiros do Chile e nossa pátria", conclui.

O General Diretor dos Carabineiros, José Alejandro Bernales, morreu ontem em Panamá logo que o helicóptero em que se transladava da cidade de Colón à capital do país se estrelasse sobre um setor comercial, depois de sofrer uma falha elétrica.

No acidente também faleceram a esposa do General Bernales, Teresa Bianchini; o Comandante Óscar Tapia e sua esposa, Carolina Reyes Cruz; o Comandante Ricardo Orozco Ugalde; e o Capitão Mauricio Fuenzalida.