O Cardeal Arcebispo de Toledo, Antônio Cañizares, anunciou hoje sua intenção de que Toledo renove sua Consagração na Solenidade de Cristo Rei em 23 de novembro próximo, e confiou que toda a comunidade secunde esta iniciativa "da que espero abundantes frutos espirituais e pastorais".

Conforme informou o Arcebispado em um comunicado, o Cardeal se pronunciou assim com motivo da celebração hoje da Solenidade do "Sagrado Coração de Jesus", convidando a toda a comunidade diocesana, fiéis leigos, consagrados e consagradas, seminaristas e sacerdotes, "a acolher a graça deste mistério do Amor misericordioso de Deus, expresso na humanidade do Verbo Encarnado e em sua Obra Redentora e significado em seu adorável coração".

'Os bispos da Espanha, faz hoje mesmo 89 anos, quiseram levar a todos os fiéis a esta fonte de Vida e Salvação, para renovar em santidade e zelo evangelizador a todo nosso Povo Cristão, consagrando a Espanha a este Divino Coração. Neste aniversário muitas Dioceses espanholas renovarão esta consagração. Também eu quero que nossa Arquidiocese de Toledo reviva este acontecimento de graça e renove sua Consagração na Solenidade de Cristo Rei em 23 de novembro próximo. Já a partir de agora os convido a preparar pessoal e comunitariamente este ato de Consagração", explica em seu escrito.

Nele, o Arcebispo de Toledo e Primaz da Espanha informa que do começo do mês de setembro estarão a disposição de paróquias, colégios, grupos e famílias materiais pastorais que ajudem a dita preparação e pressentem o profundo significado deste ato em suas coordenadas teológicas, espirituais e pastorais.

"Tal consagração é um ato de profunda adoração e cheio de gratidão ao Redentor. Um sim a seu amor misericordioso e a seu projeto sobre nós. Situa-se na linha da renovação das Promessas Batismais como rechaço ao pecado e como adesão a Cristo e a sua Igreja. É pois um profundo ato de comunhão eclesiástica enraizado na adesão ao Redentor e a seu ensino e estilo de vida centrados na Caridade, expressão sintética do obrar próprio de nossa dignidade de Filhos de Deus", esclarece o Cardeal.

Conforme indica, a consagração quer ser o ponto de arranque cristológico de um Curso Pastoral centrado no valor da comunhão eclesiástica e no cultivo da espiritualidade de comunhão.