O Vatican Information Service deu a conhecer hoje o programa da viagem apostólica que o Papa Bento XVI realizará na Austrália com ocasião da 23º Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Sydney 2008, que se efetuará no mês de julho.

O Santo Padre partirá na sábado 12 de julho às 10h, hora local, do aeroporto romano de Fiumicino e aterrissará no domingo às 9:15, hora da Austrália, no aeroporto Darwin/RAAF Military Air Force. Seguidamente se transladará ao aeroporto de Richmond, em Sidney e de lá se dirigirá à residência privada em que descansará até a manhã da quinta-feira 17.

Essa mesma quinta-feira 17 de julho, depois da celebração da Eucaristia em privado, participará da cerimônia de bem-vinda na Government House de Sydney. Posteriormente realizará uma visita de cortesia ao governador geral e se encontrará com o primeiro-ministro. Depois de uma breve acolhida com danças e cantos tradicionais por parte de aborígens, embarcar-se-á na nave Sydney 2000 e se dirigirá até o pier em que receberá a bem-vinda dos jovens.

Na sexta-feira 18 celebrará a Santa Missa em privado e às 10:30 participará de um encontro ecumênico na cripta da Saint Mary's Cathedral de Sydney e posteriormente se reunirá com representantes de outras religiões na Sala Capitular do mesmo templo. Depois de almoçar com 12 jovens, dirigirá a oração de início do Via Crucis na praça da Saint Mary's Cathedral.

Às 18:45 se encontrará com os membros de uma comunidade para jovens com problemas da Universidade de Notre Dame de Sydney, na Igreja do Sagrado Coração.

No sábado 19 de julho, o Pontífice celebrará às 09:30 uma Eucaristia na Catedral Saint Mary de Sydney com os bispos, seminaristas, noviços australianos e consagrará o novo altar do templo. depois de almoçar com os bispos, pela tarde se transladará ao hipódromo Randwick para presidir uma vigília de oração com os jovens.

No domingo 20 de julho às 10h, presidirá a Santa Missa na JMJ e rezará o Ângelus no hipódromo de Randwick. Às 18h pronunciará um discurso durante seu encontro com os benfeitores e organizadores da JMJ na Sala Capitular da Saint Mary's Cathedral House.

Em 21 de julho, depois de celebrar a Missa em privado, se transladará da Saint Mary's Cathedral House ao Domain, onde se despedirá dos voluntários da JMJ e pronunciará um discurso. Depois se deslocará ao aeroporto internacional de Sydney, onde será saudado pelas autoridades antes de transladar-se ao aeroporto de Darwin. De ali empreenderá a viagem de volta a Itália, onde chegará por volta das 23h, hora local.