O Papa Bento XVI enviou uma mensagem a Sua Santidade Alexis II, patriarca de Moscou e de todas as Rússias, no que destaca "com alegria a experiência de crescente aproximação entre nós, acompanhada pelo desejo compartilhado de promover os valores cristãos autênticos e de testemunhar a nosso Senhor em comunhão ainda mais profunda".

No texto entregue ao patriarca pelo Cardeal Walter Kasper, Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, durante seu encontro na Rússia, o Santo Padre lembra "com gratidão na recente visita de Sua Santidade ao Estrasburgo e Paris e a cálida acolhida emprestada ao Arcebispo católico da arquidiocese da Mãe de Deus em Moscou durante a celebração do Natal do ano passado".

"Outro sinal de fraternidade e de amizade para a Igreja Católica é o convite ao Cardeal Kasper, por parte de Sua Eminência Kirill, metropolitano de Smolensk e Kaliningrado e presidente do Departamento de Assuntos Exteriores da Igreja do Patriarcado de Moscou, para visitar essa heparquia com motivo de seu onomástico. Não é somente um sinal de boa vontade pessoal, mas sim um gesto para a Igreja Católica, que o Cardeal Kasper representa", ressaltou Bento XVI.

Além disso o Papa menciona que o Cardeal Kasper visitará Kazan para venerar o ícone da Mãe de Deus que João Paulo II fez chegar a Alexis II. "Esse ícone representa um forte sinal da proximidade que existe entre nós" e "brinda também uma oportunidade de encontro com os muçulmanos, que respeitam grandemente à Mãe de Deus", acrescentou.

O Santo Padre recorda que o patriarca de Moscou "comprometeu-se cada vez mais no diálogo com outros cristãos e com membros de outras religiões" e reafirma a "profunda gratidão" e o juro com que segue "os sinais de amizade e confiança" que a Igreja Ortodoxa e seus representantes demonstraram em diversas formas.

Depois de elogiar o novo o diálogo cercado pelo Alexis II com "diferentes organismos eclesiásticos, religiosos e sociais", o Papa auspicia que "o Ressuscitado nos aproxime para que possamos empreender juntos nosso caminho para a plena comunhão nele".