O Arcebispo de Mandalay e Presidente da Conferência Episcopal de Myanmar, Dom Paul Zingthung Grawng, pediu ajuda urgente a Caritas Internacional para assistir aos sobreviventes do ciclone Nargis que açoitou o país algumas semanas atrás.

Dom Zingthung assegurou que se necessitam pelo menos oito milhões de dólares para responder à emergência nos três meses seguintes.

"Os trabalhadores católicos chegaram imediatamente às aldeias mais golpeadas pela tragédia para resgatar aos sobreviventes e evacuá-los. Conseguimos abastecer de mantimentos, albergue e remédios às pessoas refugiadas em acampamentos e Igrejas. Também conseguimos distribuir ajuda entre aqueles que permanecem em suas aldeias", indicou o Arcebispo.

"Muitos estariam mortos de não ter sido pelo trabalho da Igreja e a solidariedade de Caritas. O povo de Myanmar pela primeira vez sente que está conectado ao mundo exterior e que não está sozinho. Estamos agradecidos por toda a ajuda", indicou.

Estima-se que o ciclone deixou mais de dois milhões de danificados.

Segundo J.P. Nelson, chefe da equipe de resposta de emergência de Myanmar em Caritas Internationalis, agora "devemos assistir a 75 mil pessoas nas zonas mais afetadas". Tudo o que for arrecadado será usado para garantir a alimentação e o albergue das vítimas.

Para maior informação sobre como ajudar, pode escrever ao correio eletrônico TimO@caritas.org.au