Ante o rumor propagado pelo jornal italiano La Reppublica de que o Cardeal Christoph Schönborn poderia converter-se no novo Prefeito da Congregação para Doutrina da Fé, o porta-voz da Arquidiocese de Viena, Erich Leitenberger, indicou na rádio austriaca Stephanscom que dita informação é um "fundamento inconsistente".

Em 25 de maio, o jornal italiano La Repubblica publicou um artigo escrito por Marco Politi no que fazia uma "análise geral" da Assembléia Geral da Conferência Episcopal Italiana.

Ao comentar a mencionada informação sobre o Arcebispo de Viena, Politi disse que existe uma possível mudança de pessoal no âmbito eclesiástico que se dará logo na Itália e na Santa Sé. Entretanto afirmou que "até que o Papa não assine tudo pode ser questionado". Por sua parte o diário alemão Der Standard, ecoando a La Republicca, assegurou que no caso que o Cardeal Schönborn assuma o posto, o Arcebispo William Levada, teria que retornar novamente aos EUA.

Diante desta situação, em 27 de maio passado o porta-voz da Arquidiocese de Viena, Erich Leitenberger, disse em radio Stephanscom que "o rumor foi posto sobre a mesa inúmeras vezes" e "não tem nenhum fundamento na realidade".