De 28 a 31 de julho se celebrará em Washington DC a Conferência Nacional sobre Migração 2008 que terá como tema "Renovando a Fé, Procurando a Justiça" e conta com o auspício da Conferência de Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB).

O evento, patrocinado pelo Migration and Refugee Services da USCCB e Catholic Legal Immigration Network Inc. (CLINIC), terá como apresentadores principais ao Cardeal Roger Mahony, Arcebispo de Los Angeles; Edwige Danticat, imigrante e escritora haitiana; Christopher Smith, Representante republicano de Nova Jersey e tradicional defensor dos direitos humanos e de assistência às vítimas do tráfico de pessoas; Immaculee Ilibagiza, supervivente do genocídio de Ruanda e escritora; Marcelo Suárez-Orozco, conhecido perito sobre o fenômeno migratório; Mauricio Farah Gebara, da Comissão Nacional de Direitos humanos do México; e representantes do Departamento de Estado, o Departamento de Saúde e o Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos.

Conforme informaram os organizadores, as conferências se oferecerão em inglês mas se brindará um serviço de interpretação simultânea em espanhol.

O congressista republicano por Nova Jersey, Christopher Smith, "oferecerá uma perspectiva de dentro do Capitólio sobre os assuntos migratórios que considera atualmente o Congresso, incluindo tráfico ilegal de pessoas, proteção de refugiados e reforma migratória" e "dará sugestões sobre como a comunidade católica pode influir no Congresso para que se erija legislação positiva a este respeito".