A Congregação para a Doutrina da Fé deu a conhecer um decreto geral no que precisa que tanto as mulheres que pretenderam receber a ordem sacerdotal como quem realizou a cerimônia de ordenação incorrem em excomunhão imediata. O texto do decreto é o seguinte:

"Congregação para a Doutrina da Fé
Decreto Geral
Sobre o delito de tentar a sacra ordenação de uma mulher

A Congregação para a Doutrina da Fé, para proteger a natureza e a validez do sacramento da sacra ordem, em virtude da especial faculdade a ela conferida da suprema autoridade da Igreja (cfr cão. 30, Código de Direito Canônico), na Sessão Ordinária de 19 de dezembro de 2007, decretou:

Sempre de acordo ao disposto no cânon 1378 do Código de Direito Canônico, quem tiver atentado conferir a ordem sacra a uma mulher, ou a mulher que tiver tentado receber a sacra ordem, incorre na excomunhão latae sententiae, reservada à Sede Apostólica.

Se quem tentou conferir a sacra ordem ou se a mulher que tentou receber a sacra ordem, é um fiel sujeito ao Código de Direito Canônico das Iglesias Orientais, segue-se o disposto ao cão. 1443 do mesmo código, e seja castigado com a excomunhão maior, cuja remissão está reservada à Sede Apostólica (cfr can. 1423, Código de Direito Canônico das Igrejas Orientais).

O presente decreto entra imediatamente em vigor do momento de sua publicação em L'Osservatore Romano.

William Cardeal Levada
Prefeito

Angelo Amato, s.d.b.
Arcebispo Titular de Sila
Secretário".

Este decreto se refere a casos como o ocorrido em Saint Louis, Estados Unidos, onde uma mulher se apresentou como "bispa católica" e impôs as mãos sobre outras duas para "as ordenar" sacerdotes. Estas mulheres já tinham sido publicamente advertidas e denunciadas pelo Arcebispo local, Dom Raymond L. Burke.