O Cardeal Arcebispo de Madri, Antonio María RoucoVarela, considera que na chamada "ideologia de gênero" e nas leis que se inspiram nela, como a do "suposto" matrimônio de homossexuais, "se expressa a rebeldia do homem contra seus limites biológicos".

Assim se refere o Cardeal à união entre casais do mesmo sexo, que, a seu entender, é "ir contra a realidade", no livro "Entrevista com doze bispos espanhóis", de Isidro Catela, publicado por La Esfera de los Livros; com cujos ganhos por direitos de autor se ajudará ao financiamento de um projeto pastoral em Quênia.

Para o Cardeal, esta lei "é uma versão moderna do querer ser como Deus Criador e não suas criaturas, de não aceitar sua lei, que mostra os bens fundamentais do homem e da sociedade e, por isso, garante a dignidade, a liberdade e a igualdade dos homens melhor do que qualquer construção humana à margem dela", acrescenta Rouco.

A seu julgamento, as leis humanas não têm que coincidir ponto por ponto com a lei moral, mas têm que apoiar-se e proteger os bens fundamentais "sem os que a sociedade não pode subsistir".

O Cardeal fala, além disso, com Isidro Catela sobre outras muitas questões, entre as que cabem mencionar a falta de vocações, que atribui à "crise da família"; ou a possível celebração da Jornada Mundial da Juventude em 2010 em Madri.