A Corporação de Advogados Católicos, mediante um enérgico comunicado, expressou seu rechaço ao projeto apresentado pelo Poder Executivo, através do INADI –o organismo que vela contra a discriminação–, que pretende legalizar o "matrimônio" entre homossexuais.

O projeto, segundo os advogados católicos argentinos, "contraria grosseiramente a instituição do matrimônio, base indispensável da família e conseqüentemente da ordem social".

Com este projeto, diz o comunicado, o atual governo acrescenta "um ingrediente de vital importância, na obra demolidora dos valores morais nos que se assenta a sociedade argentina"; e lembra que "o matrimônio é uma instituição de ordem natural que existe gravada na mente e no coração dos homens, por isso é própria da pessoa humana, apoiada na natureza sexuada do homem, que está direcionada à procriação, e a diferenciação sexual à complementariedade, encontrando-se a mesma orientada ao serviço da intercomunicação pessoal, e dessa maneira, à perfeição dos integrantes do casal".

"Deus os criou homem e mulher, ‘para que se fizessem uma só carne’, e lhes disse ‘crescei e multiplicai-vos’. Esta é a origem do matrimônio e da família, e não o arremedo que se pretende introduzir, em desprezo destas instituições fundamentais que à sociedade interessa proteger", advertiu finalmente a Corporação.