O Arcebispo do Santo Domingo, Cardeal Nicolás de Jesus López Rodríguez, elogiou às mães que decidiram ter os seus filhos pois "souberam honrar sua condição de mulher", a diferença das que abortaram.

Em sua homilia dominical, o Cardeal indicou que as mulheres foram "santificadas pelo dom da maternidade" já que tiveram a "valentia de ter filhos e sacrificar-se sem importar os esforços".

Do mesmo modo, lamentou que existam médicos que pratiquem o aborto e os qualificou de "gênios do mal, que seduzem às mulheres para que interrompam suas gravidezes e lucrar dessa maneira".

Em outro momento o Cardeal López Rodríguez se referiu à distribuição de anticoncepcionais entre adolescentes para evitar gravidezes, "promovida por alguns perversos organismos internacionais que induzem a governos a fazer o que consideram que está bem" e considerou que "é algo perverso, contraproducente, seu fim é supostamente bom, evitar a gravidez de meninas de 12 e 13 anos mediante o sexo seguro, mas o que faz é promover a promiscuidade".

"O aborto e a promiscuidade que dizem que se promove na sociedade, são fenômenos em contra do ser humano e portanto inaceitáveis", que se acontecem é porque os povos "estão à deriva, afetados de um discontrole moral", demarcou o Cardeal.