O Arcebispo de Salta, Dom Mario Cargnello, alentou aos argentinos a apostar "com audácia criativa e confiança renovada à amizade social e ao diálogo como caminho para construir a comunidade nacional", durante sua homilia do Te Deum pelo 198º aniversário da Revolução de Maio.
Em presença da Presidenta da Argentina, Cristina Fernández de Kirchner e outras autoridades que se fizeram presentes na Catedral de Salta, o Prelado destacou que "o diálogo é um instrumento eficaz para converter a crise em oportunidade".
"Reafirmemos nossa convicção de que 'uma sociedade não cresce necessariamente quando o faz sua economia, senão sobre tudo quando amadurece em sua capacidade de diálogo e em sua habilidade para gerar consensos que se traduzam em políticas de estado que orientem para um projeto comum de Nação'. Avancemos na construção de uma Pátria de irmãos. Não neguemos às nossas crianças e aos nossos jovens este sinal de esperança", continuou.
Depois de lembrar que o Episcopado argentino já precisou que "só bons cidadãos, que obrem com inteligência, amor e responsabilidade, podem edificar uma sociedade e um estado mais justos e solidários", Dom Cargnello exortou a renovar "o esforço por cancelar cada dia a dívida social que sobrecarrega sobre nós e nos impele a nos fazer cargo sobre tudo dos mais pobres".
"Renovemos nosso esforço por consolidar o sistema democrático do respeito à constituição e às instituições da pátria. Quando o respeito à lei constitui um bem adquirido cada cidadão pode sentir-se livre e projetar-se dignamente. O contrário põe à nação em um caminho involutivo para a lei da selva. Será capaz nossa geração de avançar da 'esperteza crioula' para a nobreza que compromete?", insistiu o Prelado.
O Arcebispo argentino também sublinhou a necessidade de educar apoiando-se "nos inclaudicáveis valores postos por Deus no coração do homem. Animemo-nos a crescer na honestidade, na austeridade, na responsabilidade pelo bem comum, na solidariedade e no espírito de sacrifício, na cultura da família, da vida e do trabalho".
"A dimensão religiosa da pessoa é a base de sua dignidade e a custódia de sua liberdade. Nunca a Argentina teve medo a Deus, fonte de toda razão e justiça e, nesta hora é muito bom que nos apresentemos diante d'Ele para louvá-lo", disse além disso.
"Por último, Senhora Presidenta, permita encomendá-la à proteção da Santíssima Virgem, Mulher e Mãe", para que "Ela, honrada aqui como Virgem do Milagre, a acompanhe nesta hora em que cabe à senhora contribuir do lugar de presidenta, o melhor do gênio feminino à história de nossa amada nação", finalizou.