Grande alegria causou na Espanha a notícia da nomeação por parte do Papa João Paulo II de dois Bispos Auxiliares para a Arquidiocese Primaz de Toledo: o Bispo Joaquín Carmelo Borobia Isasa e o sacerdote Anjo Loiro Castro.

Dom Carmelo Borobia Isasa nasceu em Navarra em 1935. Estudou nos Seminários da Alcorisa (Teruel) e Zaragoza. Terminou os estudos de Teologia no Seminário de Pamplona, licenciando-se mais tarde em Filosofia na Universidade de Salamanca. Em 1968 obteve o Mestrado em Liturgia em “Anselmianum”, de Roma. É doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Santo Tomam, “Angelicum”, de Roma, com a tese “A liturgia na teologia de Santo Tomás”.

O novo Bispo Auxiliar foi ordenado sacerdote em 1959. Desempenhou diversos cargos e serviços pastorais em Navarra e Roma. Foi oficial na Secretaria de Estado do Vaticano e, também, Secretário Geral do Arcebispo de Zaragoza.

Foi nomeado e consagrado Bispo Auxiliar de Zaragoza em junho de 1990 e nomeado Bispo de Tarazona em 1996. Na Conferência Episcopal Espanhola foi membro da Comissão de Meios de Comunicação Social, de Liturgia e de Patrimônio Cultural.

Dom Borobia Isasa, quem até o momento de sua nomeação era Bispo da diocese de Tarazona, continuará governando a diocese em qualidade de Administrador Apostólico até que tome posse de seu novo serviço como Bispo auxiliar de Toledo.

Por sua parte, Dom Anjo Loiro Castro nasceu no Guadalupe (Cáceres) em 1939. Foi ordenado sacerdote em Toledo em 1964. Obteve a licenciatura em Teologia em Madri pela Universidade Pontifícia de Aspas e em Salamanca o Mestrado em Catequética pelo Instituto Superior de Pastoral. É doutor em Catequética pela Pontifica Universidade de Salamanca.

Dom Loiro Castro desempenhou diversos cargos e trabalhos pastorais em Toledo. Atualmente é professor de "Catequética” e de Pedagogia Geral e Religiosa no Instituto Teológico da arquidiocese. Também desde 2000 é Cônego da Santa Igreja Catedral de Toledo e Delegado Episcopal para a Vida Consagrada.

Alegria e gratidão do Arcebispo

Por outro lado, o Arcebispo de Toledo, Dom Antonio Cañizares Llovera, manifestou sua alegria por estas nomeações que, conforme disse, serão "uma ajuda muito grande a toda Diocese nestes momentos de grande vitalidade e de grandes necessidades".

Do mesmo modo, o Arcebispo disse que os novos bispos auxiliares serão "tão bispos como um servidor, e me ajudarão e colaborarão comigo no trabalho de governo pastoral e na atenção episcopal ao Povo de Deus que peregrina em nossas queridas terras".

Finalmente, expressou sua gratidão "mais profunda e filial ao Papa", que mostra desta maneira, "sua solicitude de Pastor bom e atento a nossas necessidades pastorais" e manifesta assim "seu grande afeto e especial proximidade para nossa Arquidiocese de Toledo".

A arquidiocese de Toledo possui 19 mil e 333 quilômetros quadrados e uma população de 560 mil habitantes, dos quais 548 mil se confessam católicos. A arquidiocese tem 468 sacerdotes e mil e 305 religiosos.