Sob o lema de "A Verdade Compartilhada", o Departamento de Comunicação do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM), convocou, do 28 aos 30 de maio, o Primeiro Encontro Continental de Imprensa Católica, que se realizará na sede da Conferência Episcopal da Colômbia, na cidade de Bogotá.
Durante os três dias se realizarão atividades de formação e aprendizagem no desenho de jornais, com facilitadores peritos em diversas áreas como Javier Darío Restrepo, jornalista colombiano de ampla trajetória em imprensa escrita e televisão e perito em ética da comunicação; Juan José García Posada, Colunista editorial do jornal O Colombiano e Chefe da editorial UPB; José María Poirier, Diretor da Revista "Critério", de Buenos Aires, Argentina; Beiman Pinilla, Diretor Gráfico da Casa Editorial O Tempo; o Padre Justo Ariel Beramendi, do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais; o Padre Carlos Arturo Quintero Gómez, Secretário Executivo do Departamento de Comunicação do CELAM e Dom Héctor Gutiérrez Pabón, Presidente da Comissão de Comunicação do CELAM.
Conforme explicou o Pe. Qintero Gómez, "o encontro é um espaço de comunicação, no que se poderá conhecer experiências significativas de diversas regiões da América Latina e o Caribe, intercambiar conhecimentos, desenvolver habilidades e destrezas no desenho de jornais e elaborar estratégias conjuntas com o objetivo da Missão Continental".
O Pe. Quintero Gómez lembra que "os comunicadores também são, protagonistas e destinatários da Missão. Protagonistas, por quanto estão chamados a contribuir à construção da justiça e a paz e destinatários porque também os comunicadores precisam ser evangelizados".
Cada uma das sessões contará com um escolhido grupo de expositores que permitirão o intercâmbio, debate, atualização e conclusão dos temas a tratar entre diretores, editores, redatores, investigadores, acadêmicos, estudantes e sacerdotes.
O evento incluirá além disso uma feira de projetos e exposição de produtos comunicativos que representam o esforço e o trabalho dos participantes.