A Associação de Mães Cristãs (AMC) Santa Mônica é uma organização católica dedicada a rezar pela conversão de seus filhos a exemplo da mãe de Santo Agostinho; e ajudar assim às mulheres a viver “na fidelidade à sua vocação como esposas e mães cristãs”.
A AMC conta atualmente com mais de 12 mil integrantes em dez países e foi fundada na paróquia Santa Rita (Madri) na década dos oitenta pelo recoleto Lorenzo Infante para “responder à inquietação das mães que não sabiam o que fazer ante a perda da fé de seus filhos e netos”, indicam os Agostinianos Recoletos, quem promove a associação, em seu sítio Web.
“‘As Mônicas’ têm na mãe de Santo Agostinho seu modelo de vida e oração” e por isso procuram conhecer “cada vez melhor a vida de Santa Mônica para poder imitá-la mais fielmente”, adicionam.
Do mesmo modo, indicam que a AMC não procura “agoniar às mães com mais carga” mas “as ajudar na fidelidade à sua vocação como esposas e mães cristãs”, e a transmissão da fé como “o valor primitivo e referente essencial”.
A Associação se divide em coros de oração formado por sete mães onde cada uma reza pelos filhos próprios e alheios, especialmente o dia da semana que escolheu, desta maneira a oração nunca se interrompe.
A AMC foi reconhecida canonicamente pela Arquidiocese de Madri como uma associação pública de fiéis em 6 novembro de 1987, e desde esse momento se começou a estender por outras dioceses espanholas, motivadas pela intenção receber o reconhecimento do Episcopado espanhol.
Atualmente está presente na Argentina; Venezuela com 123 coros aos que pertencem 861 mães; Costa Rica com 37 coros e 269 mães, Espanha 238 coros e 1 666 integrantes. Do mesmo modo, nos Estados Unidos há 59 coros com 413 mães; na Itália 18 coros e 126 mães; México 390 coros 2730 associadas. Peru é o país com mais coros e mães filiadas: 746 com 5 222 participantes.
Também há coros de oração na Hungria (170 com 1190 mães) onde em 17 de maio passado celebraram sua reunião anual na que assistiram mais de mil mães para rezar pela fé de seus filhos. A Eucaristia foi presidida pelo Arcebispo de Esztergom-Budapest, Cardeal Peter Erdo, na Catedral de Vac (ao norte de Budapest).