O Arcebispo Primado do México, Cardeal Norberto Rivera Carrera, enviou nesta quinta-feira, com ocasião da festa do Corpus Christi, uma carta convidando a todos os fiéis a dispor-se para o VI Encontro mundial das Famílias que se realizará em Cidade do México em 2009, e que poderia contar com a presença do Papa Bento XVI.
Na carta, o Cardeal Rivera recorda que o evento se realizará de 13 a 18 de janeiro do 2009 sob o lema "A Família Formadora nos valores Humanos e Cristãos".
O Cardeal revela que o Pontifício Conselho para a Família "preparou dez catequeses, em forma de oficinas, que servirão, especialmente para as famílias, como preparação à celebração deste Encontro. Igualmente, na Arquidiocese preparamos 13 subsídios de reflexão que podem ajudar para este mesmo fim".
O Cardeal anunciou também que todo o material se encontra disponível na recentemente criada página Web para o Encontro: www.emf2009.com .
"Ninguém deve ficar de braços cruzados sobre tudo ao ter perante nós a oportunidade de despertar na consciência de todos os homens e mulheres de boa vontade a trascendência que tem o trabalho pela vivência dos valores humanos e cristãos nas famílias. Tudo o que semeemos nas Famílias o colheremos na Sociedade e na Igreja", escreve o Cardeal Rivera.
O Arcebispo adverte além que "o momento histórico que nos vivemos assinala como a Família abdicou que seu próprio ser e de sua missão de formar às pessoas, com as conseqüências que conhecemos de relativismo, subjetivismo, sensualismo e carência de valores na sociedade"; e assinala que o cristão de hoje deve "devolver à Família o lugar que ocupa na formação dos Discípulos e Missionários que a Igreja nos pede hoje".
"Convido, pois, a todos, especialmente aos sacerdotes, a trabalhar em conjunto e com muito entusiasmo para nos preparar e celebrar este próximo VI Encontro Mundial das Famílias, do que todos somos anfitriões", conclui.