Através de uma carta dirigida ao prefeito socialista de Gandia (Valência), os sacerdotes desta cidade, expressaram sua “queixa e desgosto pelo escárnio e mofa da Igreja Católica e dos sacerdotes” que se fez na representação teatral da obra “Os bufões do Rei”, durante as passadas festas de São Francisco de Borja, padroeiro da cidade gandiense.

Na missiva remetida ao José Manuel Orengo Pastor, os presbíteros assinalaram que “a Prefeitura e o prefeito de todos os gandienses não podem em nenhum caso subsidiar com o dinheiro de todos tão desagradável falta de respeito aos sentimentos de boa parte de seus cidadãos”.

Do mesmo modo, os remetentes expressaram que “a liberdade de expressão, dentro do espírito constitucional, não está brigada com o respeito às convicções religiosas de grande parte da cidadania”.

Finalmente, os sacerdotes expressaram ao prefeito seu desejo de que “não volte a repetir uma situação semelhante” e manifestaram sua “total disposição para trabalhar com o senhor e a Prefeitura que preside para o bem comum da cidade de Gandia”.