Ao rezar o Ângelus neste domingo perante milhares de fiéis reunidos na Praça de São Pedro o Papa Bento XVI, fazendo referência à celebração do Corpus Christi, destacou que a Eucaristia é escola de caridade e solidariedade.
O Corpus “é a festa da Eucaristia, dom maravilhoso de Cristo, que na última Ceia quis nos deixar o memorial de sua Páscoa, o sacramento de seu Corpo e de seu Sangue, prova e objeto de imenso amor por nós”.
“Faz uma semana –assinalou o Pontífice- nossos olhares estavam atraídos pelo mistério da Santíssima Trindade; hoje somos convidados a fixá-los sobre a Hóstia Santa: que é o mesmo Deus. O Amor mesmo. Esta é a beleza da verdade cristã: o Criador e Senhor de todas as coisas se fez ‘grão de trigo’ para ser semeado em nossa terra, nos sulcos de nossa história”.
“O Criador se fez pão para ser partido  para ser compartilhado, comido. Se fez nossa comida para nos dar vida, sua mesma vida divina”; disse o Papa; e explicou que  “nasceu em Belém que em hebreu quer dizer ‘casa do pão’, e quando começou a pregar à multidão revelou que o Pai o tinha enviado ao mundo como ‘pão vivo descido do céu’, como pão da vida”.
“A Eucaristia é escola de caridade e de solidariedade. E quem se nutre do Pão de Cristo não pode ficar indiferente diante dos que, em nossos dias, estão privados do pão cotidiano”, disse logo o Santo Padre; e sublinhou que hoje “muitos pais conseguem com muita dificuldade procurar o pão para seus próprios filhos. É um problema cada vez mais grave  que a comunidade internacional, com grandes dificuldades, esforça-se em resolver”.
“A Igreja não só reza ‘nos dê hoje o pão de cada dia’ mas também seguindo o exemplo de seu Senhor, empenha-se de diversas formas em multiplicar ‘os cinco pães e os dois peixes’ com inumeráveis iniciativas de promoção humana e compartilhando o imprescindível para que a ninguém falte o necessário para viver.”
Que a Festa do Corpus Christi seja “uma ocasião concreta para acrescentar os cuidados aos nossos irmãos, especialmente aos pobres”; concluiu o Papa.