Ao comentar o anúncio da Presidenta Michelle Bachelet sobre um novo esforço de seu governo para distribuir a pílula abortiva chamada "do dia seguiinte" no Chile, o Arcebispo de Santiago, Cardeal Francisco Javier Errázuriz Ossa, convocou ao Estado a lembrar seu compromisso "respeito ao direito à vida".
A Presidenta Bachelet anunciou durante um discurso na quarta-feira que o governo tratará de distribuir a pílula abortiva através dos municípios, logo que a distribuição através de consultórios e postas médicas fora vetada pelo Tribunal Constitucional.
"Há dois pontos que terá que considerar, por uma parte o direito à vida, que o Estado se comprometeu a proteger, e por outra parte a liberdade das pessoas", disse o Cardeal, comentando o discurso da Presidenta.
"Muitas vezes se expõe o problema eliminando um dos dois fatores. Acredito que uma boa solução é quando ambos são considerados e respeitados", disse o Cardeal; ao indicar que muitas vezes o discurso político de muitos dirigentes sobrepõe o suposto direito a certas "liberdades" "ao direito essencial à vida de todo ser humano, desde sua concepção até seu fim natural".