O Episcopado boliviano, com ocasião da festa do Corpus Christi, chamou o governo e à oposição a estabelecer "um verdadeiro pacto social" para resolver a profunda crise política na Bolívia produzida pelas tensões entre as regiões que procuram maior autonomia e o governo central.
O Secretário Geral da Conferência Episcopal, Dom Jesus Juárez, assinalou que o pacto social promovido pela Igreja deve ser "possível, viável, no que realmente se restabeleça a legalidade". "O importante é que se encontre a solução vier de onde vier, com ou sem convite, mas o importante é depor estas atitudes que às vezes nos distanciam em lugar de nos unir", adicionou o Prelado.
Dom Juárez disse além que é urgente aplainar o caminho para um "diálogo sincero" entre o governo e os prefeitos de Santa Cruz, Tarija, Beni e Pando; que levam adiante um processo autonômico considerado ilegal pelo Presidente Evo Morales.
Respondendo às recentes palavras desqualificadoras utilizadas por Morales contra a Igreja, Dom Juárez precisou que "a instituição, a Igreja, merece mais respeito e consideração e acredito que esta linguagem não é digna de um mandatário de uma nação".