O Presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, Dom Claudio Maria Celli, recordou que a missão dos comunicadores católicos é "procurar a verdade e compartilhá-la", na véspera do Congresso Mundial de Faculdades de Comunicação que se inaugura amanhã em Roma.

No evento, que se realizará na Pontifícia Universidade Urbaniana, participam representantes de mais de 40 universidades católicas de todo o mundo. O objetivo do mesmo conforme explica L'Osservatore Romano (LOR), é "estender e reforçar a colaboração entre o Pontifício Conselho e as mesmas universidades católicas".

Em declarações a Rádio Vaticano, o Prelado indicou que "o comunicador católico deve ser um homem preparado na dinâmica da comunicação, mas antes disso deve existir um coração atento ao caminho do homem, um coração atento ao que é a ação de Deus no mundo. Um coração atento a dar espaço a tudo quanto emerge como verdadeiro, como busca da verdade".

Depois de lembrar que esse é o chamado do Papa Bento XVI na Jornada Mundial das Comunicações Sociais, o Presidente do Pontifício Conselho explicou que "os meios de comunicação social de inspiração católica devem cumprir este grande papel no mundo de hoje, na comunidade".

A primeira jornada de trabalhos neste congresso, indica LOR, "está aberta às relações sobre a atividade do Pontifício Conselho, e estará centrada na conferência titulada 'A comunicação na era digital: Como está mudando o mundo da comunicação?'"

Ao finalizar este evento, este dicastério elaborará algumas sugestões para sustentar e alentar a missão das faculdades de comunicação nas diversas universidades católicas.