A dois meses da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), Sydney 2008, os organizadores deste evento indicaram a razão pelas quais se escolheram aos dez Santos e beatos que serão os padroeiros do evento, entre os que destacam o Servo de Deus João Paulo II e Nossa Senhora da Cruz do Sul, Padreira da Austrália.

“Não nos limitamos somente aos Santos, mas também a aqueles que estão em espera de chegar a sê-lo, e aqueles que tiveram uma influência especial na história da Austrália e Oceania”, assinalou o coordenador da JMJ e Bispo Auxiliar de Sydney, Dom Anthony Fisher.

Segundo Rádio Vaticano, o Prelado afirmou que ao momento de decidir quem seriam os padroeiros, os organizadores consideraram “aos que inspirariam aos jovens”. Nesse sentido, precisou-se as razões que guiaram a eleição dos padroeiros da JMJ 2008, que se realizará de 15 a 20 de julho:

Nossa Senhora da Cruz do Sul: É a padroeira da Austrália e de Sydney sob o título de “ajuda dos cristãos”. A catedral desta cidade está dedicada a ela.

Beato Pier Giorgio Frassati (1901-1925). Desde muito jovem se opôs ao fascismo, fundou um periódico e ajudou aos necessitados. "Morreu de poliomielite aos 24 anos, todos os pobres aos que ajudou assistiram ao seu funeral".

Beata Mary MacKillop (1842-1909). É a primeira devota australiana. Fundou as irmãs de São José. Foi beatificada por João Paulo II em 1995 em Sydney.

São Pietro Chanel (1803-1841). Era um padre missionário francês martirizado na ilha Wallis e Futura. "Ao chegar a estes lugares se deu conta de que as tribos eram canibais, e que a religião que se praticava impunha o terror. Conseguiu ganhar a confiança dos indígenas e por eles morreu. Seu corpo foi exposto em Vila Maria em Sydney".

Beato Pietro To Rot (1912-1945). Foi um nativo de Papua Nova Guinea. Catequista brilhante e pai de três filhos, foi torturado e assassinado com apenas 33 anos “por razões de fé”, em um campo de concentração japonês durante a Segunda guerra mundial.

Beata Madre Teresa de Calcuta (1910-1997). O amor pelos pobres fez que em 1950 fundasse as Missionárias da Caridade, "para levar por todo o mundo a ação do amor que ela transmitia por todos os poros de sua pele".

Santa Teresa de Lisieux (1873-1897). Padroeira da Austrália. "Teresa via em Deus a um pai, e nele depositava sua plena confiança".

Santa Maria Goretti (1890-1902). Jovem italiana que por defender sua pureza foi assassinada de forma brutal. "Perdoou a seu assassino, quem se converteu ao cristianismo".

Santa Faustina Kowalska (1905-1938). Polonesa. "Só após de sua morte se soube que dialogava com a Virgem e Jesus, escrevendo suas conversações em um caderno. Promoveu a devoção à Divina Misericórdia".

Servo de Deus João Paulo II (1920-2005). Polonês. "É o Papa antecessor de Bento XVI. Estabeleceu as Jornadas Mundiais da Juventude em 1984. É muito querido pelos jovens".