Caritas ajuda atualmente a 60 mil danificados pelo ciclone Nargis que assolou Myanmar em 2 de maio passado, cobrando a vida de 80 mil pessoas; e afetou em total a mais de dois milhões de habitantes do país asiático.

“Estamos chegando a 60 mil pessoas nas zonas que foram mais afetadas pela tormenta, Pathein e Yangon", explicou JP Nelson, Coordenador da equipe de apoio para a emergência de Caritas para Myanmar. “Segue sendo extremamente difícil operar nas áreas afetadas. As redes que estabelecemos com as organizações religiosas em Myanmar nos permitem chegar a pessoas que receberam pouco ou nada de ajuda", explicou.

Depois de indicar que "ainda não podemos realizar uma distribuição maciça o que aumenta a ameaça de desnutrição e enfermidades", Nelson assinalou que "alegra-nos ver que o governo de Myanmar está permitindo que mais peritos em desastres ingressem no país. Felizmente com a ampla rede de organizações médicas católicas na Ásia e nosso recorde de trabalho que inclui desastres recentes como o ciclone Sid e o tsunami, esperamos poder assistir aos milhões de pessoas em Myanmar que necessitam ajuda".

A ajuda de Caritas se distribui atualmente através de pequenos grupos, que se convertem em uma fonte de mantimentos e outras necessidades. Mais de 300 voluntários foram treinados, somando-se assim aos mais de 120 que já tinham sido treinados até 18 de maio.

Para maior informação pode escrever ao TimO@caritas.org.au