O Cardeal Jorge Medina Estévez, Prefeito Emérito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, lembrou ao Cardeal colombiano Alfonso López Trujillo como um “defensor incansável da dignidade da família e do respeito à vida”, em uma Missa oferecida em sua memória nesta capital.

A Eucaristia teve lugar no oratório da Casa Central da Pontifícia Universidade Católica do Chile, ao cumprir um mês da partida do Cardeal. A cerimônia foi concelebrada pelo Cardeal  Francisco Javier Errázuriz, Arcebispo do Santiago; o Cardeal Medina, quem teve a sua acusação a homilia; os bispos auxiliares do Santiago; o Arcebispo Emérito de Concepção, Dom Antonio Moreno; e sacerdotes professores da universidade como Dom Andrés Arteaga e Dom Fernando Chomalí.

A Missa de responso foi organizada por Revista Humanitas da Universidade Católica. Segundo os organizadores, o Cardeal López Trujillo manteve “uma estreita relação com Humanitas, de cujo Conselho de Consultores e Colaboradores formou parte desde dia de sua fundação e com cujas páginas e iniciativas colaborou com entusiasmo”.

Em sua homilia, o Cardeal Medina reconheceu que a partida do Cardeal López Trujillo “nos surpreendeu porque sua idade nos fazia esperar ainda alguns anos em seu desempenho generoso, valente e eficaz nas altas responsabilidades que a Igreja lhe tinha confiado”.

“Para mim, sua morte significou a perda neste mundo de uma amigo sincero, que me demonstrou muita confiança e com quem compartilhei preocupações, angústias e alegrias”, indicou.

O Cardeal lembrou que o cardeal colombiano “viveu as últimas décadas de sua vida dedicado ao serviço da Igreja no campo da família. Compreendeu, com olhar de discípulo de Cristo e de Pastor da Igreja, que a vida cristã nasce, nas condições ordinárias, no seio de uma família fundada no sacramento do matrimônio, na atmosfera do amor de um homem e de uma mulher que reconhecem em sua vocação ao estado matrimonial um chamado de graça a viver a forma suprema do amor com o que Cristo amou e ama a sua Igreja: um chamado a viver a santidade cristã no amor conjugal, no exercício permanente de dar e dar-se, no que se encontra, ao dizer, do Jesus, a perfeita alegria”.

“Alfonso López foi alguém muito bem convencido de que a família não é só uma realidade humana e sociológica, senão um estado de vida marcado por um profundo sentido religioso, um caminho para ir crescendo, assumindo todas as responsabilidades desta vida terrestre, mas na perspectiva definitiva da vida eterna”, lembrou.

O Cardeal Medina assegurou que ao falecido Cardeal doia-lhe muito a legalização do divórcio no Chile “mediante uma lei que por desgraça contou com a aprovação de legisladores que afirmam ser cristãos e que apoiaram essa iniciativa desouvindo a voz dos legítimos pastores da igreja”.

“Somente a verdade nos faz verdadeiramente livres, como o disse Jesus. A essa liberdade, fundada na verdade e não em simples consensos de maioria, dedicou sua vida e seu ministério de sucessor dos Apóstolos o Cardeal Alfonso López Trujillo, defensor incansável da dignidade da família e do respeito à vida. Foi um verdadeiro servidor do Evangelho e um leal colaborador dos Romanos Pontífices, que depositaram nele uma excepcional confiança”, adicionou.