Ante a proximidade do oitavo aniversário da canonização dos mártires dos altos do Jalisco durante a Guerra Cristera, o Cardeal João Sandoval Iñiguez empreendeu uma campanha para alentar aos fiéis a participar da festa estabelecida para 21 de maio.

Uma grande cerimônia terá lugar no prédio onde se constrói o Santuário dos Mártires, na Colina do Tesouro em Jalisco.

A Arquidiocese precedeu a cerimônia da quarta-feira por um triduo celebrado nas 400 paróquias da Arquidiocese de 19 a 21 de maio; e anunciou que quem participar da cerimônia principal poderá ganhar a indulgência plenária.

A semana passada se convocou além a uma procissão maciça que precederá à celebração.

Em uma recente mensagem, o Cardeal João Sandoval lembrou que “estes 27 Santos mexicanos cuja canonização comemoraremos em 21 de maio, dará motivo a uma celebração à qual exortei a todos os sacerdotes, para que seja em todos os templos, e além a uma celebração especial onde será seu santuário, na Colina do Tesouro”.

“Convido a que participem todos quão fiéis possam assistir em peregrinação a esse lugar, onde teremos que coincidir perto das 12h, pois ao meio dia precisamente haverá uma solene Missa.

“depois da Santa Missa, aqueles que não as tenham visto, poderão comprovar o avanço das obras que se levam aí, e verão que se está trabalhando até a data muito bem e que a edificação vai em frente no que será o Santuário dos Mártires Mexicanos”, adicionou o comunicado.

 “Se todos os católicos do México estamos comprometidos com os mártires, nós, os de Jalisco e os de Guadalajara, estamos mais comprometidos, porque muitos deles nasceram e se formaram aqui”.

“Eles possuem um valor espiritual incalculável e que não tem preço: o valor de ter sido testemunhas da fé, homens de palavra, defensores de seus ideais, valentes perante a própria morte, e fiéis ao nosso Senhor Jesus Cristo até o derramamento de seu próprio sangue e entrega de sua vida; valores espirituais admiráveis, que devem nos inspirar a todos, para imitar essa fidelidade e a lealdade a nossas crenças”, concluiu o comunicado.