Mediante um comunicado, a diocese de São Pedro em Paraguai, cenário de violentas confrontações pela propriedade do agro, advertiu que a tomada de terras  pode gerar mais violência e desembocar em enfrentamentos fratricidas.

A diocese, da que no passado foi titular o ex-bispo e hoje Presidente Fernando Lugo, publicou o fim de semana um comunicado censurando as contínuas invasões de terras e as ameaças de novas ações por parte do movimento auto-denominado “Os Sem-terra”.

O comunicado, que leva a assinatura do Dom Adalberto Martínez, assinala que “as últimas ocupações de propriedades privadas e as ameaças de seguir por esse rumo, assim como os gestos e declarações que se separam do respeito ao estado de direito, não constróem a paz social e geram climas desnecessários de antagonismos no tempo de transição que estamos vivendo”.

“Os métodos violentos de ocupação de propriedades privadas –adiciona– podem gerar mais violência e inclusive podem desembocar em enfrentamentos fratricidas”.

O comunicado reconhece que existem “reclamações justas e ineludíveis em referência ao agro e sua imperiosa reforma integral, que foram parcialmente executadas pelos organismos competentes; mas nos próximos 89 dias que ficam, no período de transição entre um governo e outro, não se poderão improvisar soluções integrais e satisfatórias”.

“A Igreja faz um chamado à racionalidade, à prudência e à pacificação, a todos os atores sociais e políticos do departamento de São Pedro, envoltos nos conflitos relacionados com a posse da terra”,  adiciona o texto.

O documento do Bispado de São Pedro assinala que parte da crise rural “se dá com o avanço imparável e permissivo por parte dos organismos do Estado, de compradores de grandes extensões de terra, do lugar ou estrangeiros, que com mega e mecanizados cultivos marginam ou anulam aos pequenos agricultores”.