O Prefeito da Congregação para os Bispos, Cardeal Giovanni Battista Ré, lembrou ao Cardeal Alfonso López Trujillo, a um mês de sua partida, como um "apaixonado defensor do Evangelho, com uma robusta força de vontade, uma claridade de pensamento brilhante e uma dedicação e determinação sem limites" para defender a vida e a família.

Na homilia da Missa que presidiu na Igreja de Santa Maria in Trastevere celebrada ontem em Roma, o Cardeal assinalou que "nunca lhe faltou a coragem, sobre tudo quando se tratava de defender os valores não negociáveis" como a vida, a família e o matrimônio; e é certo, continuou, "não temia nem a impopularidade nem a hostilidade. Foi também caluniado, mas as falsidades lançadas em seu contrário não o frearam nem o intimidaram".

Conforme informa L'Osservatore Romano, o Cardeal Ré lembrou ao falecido Cardeal colombiano como "um pastor de grande personalidade e fortes decisões", diante das quais "não faltaram julgamentos discordantes e sentimentos opostos. Entretanto não se pode negar a retidão e a grande inspiração que estavam na base de seu dinamismo" e que fizeram dele "um verdadeiro homem da Igreja durante todo seu ministério, desejoso somente promover o bem", sobre tudo a defesa da família "que hoje se vê ameaçada em seus valores mais importantes".

O Prefeito também lembrou os anos do Cardeal López Trujillo ao serviço da Igreja na Colômbia como sacerdote e destacou que logo, como Presidente do Pontifício Conselho para a Família, soube fazer "da defesa da família toda sua vida".

Seguidamente ressaltou as palavras do Papa Bento XVI nos funerais do Cardeal: "todos admiramos sua infatigável atividade. Não podemos não estar agradecidos pela tenaz batalha que conduziu na defesa da verdade do amor familiar e a difusão do Evangelho da família".

Finalmente, o Prefeito da Congregação para os Bispos insistiu a rezar pelo Cardeal López Trujillo para que, "purificado de quanto nele fica de fragilidade humana, seja acolhido na paz e a alegria sem fim da visão de Deus cara a cara".

Concelebraram a Missa os cardeais Francis Arinze, Bernard Francis Law, James Francis Stafford, Darío Castrillón Hoyos e William Joseph Levada. Participaram além da mesma a totalidade dos membros do Pontifício Conselho para a Família, encabeçados por seu Secretário, Dom Grzegorz Kaszak.