O Arcebispo de Guatemala, Cardeal Rodolfo Quezada Toruño, exortou às autoridades a realizar uma investigação séria sobre os responsáveis pelos contínuos linchamentos que se vêem no país e fazer justiça com os que cometem “uma selvageria deste tipo”.
Em uma entrevista logo depois da Missa dominical, o Cardeal se referiu ao recente linchamento de dois homens, um deles queimado e o outro golpeado, depois de ter sido acusados de roubo; e assinalou que estes fatos são “algo tremendo, horrível, que nos degrada como povo”.
“Quando a gente está exasperada, porque não encontra uma justiça imediata, chega de maneira boba a esses extremos”, assegurou o Cardeal Quezada e adicionou que se deve fazer uma investigação profunda para capturar não só a quem iniciou o fogo, mas a todos os que participaram.
Depois de lembrar que “em todas partes do mundo acontecem crímes, mas se prende aos responsáveis, se lhes pune”, o Cardeal afirmou que “o pior que pode acontecer é a impunidade, que qualquer faz uma selvageria deste tipo e tranqüilamente se defende no anonimato”.