O Arcebispo de Santo Domingo, Cardeal Nicolás de Jesus López Rodríguez, fez um chamado a trabalhar pela unidade nacional para confrontar a crise econômica mundial que também pode afetar a República Dominicana.
Assim o expressou o Cardeal, na Eucaristia de ação de graças pela conclusão, sem contratempos, das eleições no país. Em sua homilia, o também Primaz da América considerou como certeiro o pedido do Presidente Leonel Fernández, às forças políticas e ao povo dominicano de unir forças para levar o país à frente.
Depois de citar o caso da contínua alta do preço do petróleo e a crise mundial de alimentos, o Cardeal López Rodríguez lembrou que o problema da fome é uma situação que tem se apresentando em outros períodos, por isso exortou à população a trabalhar unida para combater as realidades que se aproximarem. "Nesse sentido acredito que todos devemos fazer um grande esforço por tomar consciência disto, porque não podemos seguir vivendo de costas à realidade", destacou.
"Somos um país pequeno e não deveríamos complicar as coisas, ou seja, que eu acredito senhor Presidente que seu chamado o agradecemos todos e sei que a maior parte do país estará disposta a responder ao seu pedido", disse logo.
Na Missa estiveram presentes, entre outros, o Presidente da República, Leonel Fernández, o Vice-presidente Rafael Alburquerque, e a Primeira Dama, Margarida Cedeño de Fernández.