O Bispo Auxiliar de Bagdá, Dom Shlemo Warduni, rechaçou a condenação a morte que o governo iraquiano impôs sobre um dos líderes de Al Qaeda, Ahmed Ali Ahmed, quem participasse do seqüestro e assassinato do Arcebispo caldeu (católico) de Mosul, Dom Paulos Faraj Rahho.
"Procuramos a paz, a segurança e a reconciliação no Iraque, todas as coisas pelas que se esforçou por conseguir em vida Dom Rahho e pelas que seguimos trabalhando", disse o Prelado à agência italiana SIR ao conhecer a notícia de pena capital imposta a Ahmed, conhecido também como Abu Omar.
“Dom Rahho não teria aceito uma condenação similar. Os princípios cristãos afirmam que não é próprio condenar a morte a nenhuma pessoa e nos convidam ao perdão, à reconciliação e a justiça. À Igreja no Iraque lhe interessa a paz, a segurança e a reconciliação do país", assinalou Dom Warduni.
A notícia da condenação a morte imposta pela Corte Penal Central iraquiana a deu ontem o porta-voz do governo, Ali al-Dabbagh. Não se precisou a data de execução de Ahmed, um dos responsáveis pelo seqüestro do Dom Rahho em 29 de fevereiro passado; e encontrado morto em 13 de março.