O ex-bispo e presidente eleito do Paraguai, Fernando Lugo, revelou durante sua recente visita a esta capital, que sua atual participação política se remonta à sua formação na vertente marxista da Teologia da Libertação que recebeu anos atrás em Lima, Peru.
Lugo visitou a capital peruana o passado fim de semana para participar da cume entre os países da América Latina, o Caribe e a União Européia.
Ao chegar a Lima seu primeiro ato oficial foi visitar o "Colégio de Jesus" das religiosas dominicanas, onde conforme revelou à imprensa, "começou meu estudo sobre a Teologia da Libertação".
A uma hora de chegar ao hotel, pediu ser transladado ao Colégio, onde segundo a imprensa peruana, "foi recebido efussivamente pelas irmãs dominicanas".
"Vim visitar às irmãs e aqui faz quase 30 anos se realizavam cursos de Teologia da Libertação e é onde comecei a beber pela primeira vez sobre esta corrente teológica", explicou o ex-bispo, que desobedecendo o pedido expresso da Santa Sé participou da recente eleição presidencial no Paraguai, e será instalado oficialmente como Presidente em agosto.
Lugo explicou que "uma vez por ano vinha ao colégio para seguir minha formação teológica em Teologia da Libertação, e ficava quase um mês hospedado na instituição". "Algumas irmãs continuam aqui e seguiram de perto o processo eleitoral paraguaio", adicionou.
O bispo suspenso pelo Vaticano se referiu aos cursos de Teologia da Libertação de vertente marxista que se realizavam todos os verões do hemisfério sul no auditório do Colégio de Jesus durante a década dos 70's e 80's, sob a liderança do teólogo peruano Gustavo Gutiérrez Merino, autor de "Teologia da Libertação – Perspectivas"; e "Força Histórica dos Pobres"; ambos em seu momento questionados pela Congregação para a Doutrina da Fé.