A Igreja participará da Feira Internacional "Expo Zaragoza" 2008, que tem como tema de reflexão o "Água e desenvolvimento sustentável", com a elaboração de um pavilhão onde mostrará a dupla dimensão da água: a divina e a humana.
O anúncio foi feito no Escritório de Imprensa da Santa Sé em roda de imprensa; onde o Presidente do Pontifício Conselho Justiça e Paz, Cardeal Renato Raffaele Martino, assinalou que espera que a exposição seja uma oportunidade para que "aumente a consciência a respeito da importância da água na vida do mundo".
"A Doutrina Social da Igreja reconhece que a água é fonte de vida" e por isso procura ajudar a "satisfazer as necessidades de todos, em particular dos pobres", assinalou o Cardeal.
Do mesmo modo, recordou que a água é fundamental para o fiel pois "leva-nos a fé: no momento do Batismo, a água se usa como sinal de purificação e de uma nova vida". É "portadora de vida, tanto física como espiritual e através dela estamos convidados a compartilhar a vida de Cristo", adicionou.
Também intervieram na roda de imprensa o Arcebispo de Zaragoza, Dom Manuel Ureña Pastor, o Embaixador da Espanha ante a Santa Sé, Francisco Vázquez Vázquez, o Prefeito de Zaragoza, Juan Alberto Belloch Julbe e o Delegado Geral da Expo, Emilio Fernández-Castaño, entre outros.
O pavilhão proposto pela Santa Sé para o evento, que se realizará de 14 de junho a 14 de setembro em Zaragoza, é um edifício de 550 metros quadrados, desenhado pelo arquiteto Joaquín Sicilia, com formas suaves e translúcidas, onde mostra a água como fonte de vida; seu papel na História da Salvação; e o rol solidário das pessoas frente àqueles que têm um acesso limitado a este elemento vital.
Além disso, o Arcebispado de Zaragoza e o Pontifício Conselho Justiça e Paz organizarão o Congresso Internacional sobre Ecologia do 10 aos 12 de julho, sob o título "A questão ecológica: a vida do homem no mundo".