Em uma entrevista concedida neste domingo ao jornal socialista El País, a Ministra de Educação da Espanha, Mercedes Cabrera, reafirmou que a política do governo de Rodríguez Zapateiiro será a de total intolerância para com os pais que apresentem objeção de consciência em caso da controvertida disciplina de "Educação para a Cidadania".
Ao referir-se à objeção de consciência apresentada por milhares de pais de família em diversas comunidades autônomas ao curso de doutrinação ideológica desenhada pelo governo, Cabrera respondeu que "se existem queixas ou protestos de cidadãos perante os governos autonômicos porque estes incumprem uma lei pode atuar a Inspeção Geral do Estado. Enquanto não haja uma doutrina jurídica unificada, neste caso, do Supremo, o que existe é uma lei que se deve obedecer. A responsabilidade das comunidades é informar de forma clara e meridiana aos pais sobre as conseqüências de que seus filhos não estudem esta matéria".
Perguntada pelo jornal socialista "Quais as conseqüências?", Cabrera respondeu: "Não obterão a titulação da ESO. Mas não é uma ameaça, é o cumprimento da lei".
A Ministra admitiu por outro lado, que "em educação temos que ir a um pacto de Estado, ou como o queremos chamar. Mas em tudo, não só sobre Educação para a Cidadania".