A Igreja no Chile lamentou o falecimento do fundador do Movimento Operário de Ação Católica (MOAC), José Aguilera Belmar, na madrugada do domingo depois de uma prolongada enfermidade.
"Foi um cristão comprometido com a causa dos trabalhadores. Um servidor dos mais humildes", um "homem amante do Evangelho e da Igreja"; preocupado por "entregar formação aos dirigentes dos trabalhadores", indicou o Vigário da Pastoral Social, Pe. Alfonso Baeza.
José Aguilera Beldar fundou o MOAC em 1960 após participar ativamente da Ação Católica. Em 1970 foi eleito Presidente do Movimento Mundial de Trabalhadores Católicos, e Secretário Executivo da Vigaria de Pastoral Operária desde sua criação em 1977 até o ano 2000.
Do mesmo modo, participou da Missão Geral de Santiago, entre 1963-1964, nos sínodos realizados na Arquidiocese de Santiago em 1967 e 1994; e na Conferência Geral do Episcopado Latino-americano em Medellín, em 1974. Além disso foi um dos organizadores do encontro que teve o Papa João Paulo II com os dirigentes corporativos em sua visita ao Chile em 1987.
O corpo de Aguilera é velado na paróquia do Sagrado Coração do Jesus, no bairro Estação Central, em Santiago do Chile, conforme informou o Pe. Baeza.