Dada a grande quantidade de abortos, o crescente número de alemães que emigram do país, e considerando o contexto do debate no Parlamento Federal sobre o uso de células tronco embrionárias, o Arcebispo de Colônia, Cardeal Joachim Meisner fez forte um chamado de atenção à sociedade alemã, aos políticos e aos meios de comunicação deste país.
“Já não podemos seguir assim”, destacou o Cardeal em um comunicado através de uma emissora local. Afirmou que a Alemanha “é uma nação que esqueceu seu espírito e que mata as suas crianças. E por isso nossa situação está assim, que temos poucas crianças, que tantos alemães migram. Nunca houve tanta migração como há hoje em dia. Isto significa que um povo que esqueceu seu espírito é um povo que destrói sua própria vida”.
O Cardeal pediu mais proteção e fomento para a família e afirmou que a família não é “uma estrutura social esculpida de qualquer maneira”, senão uma fundamento da criação querida por Deus. “É terrível como é vista a família: do ponto de vista da economia. Deveria ser justo ao reverso” assinalou; e advertiu que os assuntos econômicos têm que estar mas bem ao serviço da família.
Deste modo criticou o comportamento de alguns políticos sobre sua participação no recente debate sobre o uso de células tronco embrionárias. O Cardeal chamou os políticos a tomar consciência e assumir sua responsabilidade governamental e destacou que a política “tem que despertar de uma vez por todas”.
O Arcebispo alemão advertiu aos políticos, que como figuras públicas têm que ser modelos de seres humanos para os jovens de hoje, que procuram a quem seguir.