O Arcebispo de Assunção, Dom Pastor Cuquejo, lembrou aos paraguaios que o rol da Igreja não é ordenar “os bens materiais e procurar o bem-estar das pessoas por meio do poder e do exercício da política”.
Dom Cuquejo presidiu na Catedral Metropolitana uma Missa de Ação de Graças pelo Dia da Independência do país ante centenas de fiéis, incluindo o presidente eleito e ex-bispo católico Fernando Lugo.
O Arcebispo lembrou que a Igreja não usa “um poder que ordena a ordem social que estabeleça a justiça na sociedade”, mas sabe que com “amor de Deus e ao próximo, da verdade, justiça e liberdade”, é possível “sonhar com uma pátria nova como sonharam nossos próceres de maio”.
“A Igreja não assume róis que não lhe correspondem”, esclareceu o Arcebispo, lembrou que o país está celebrando 197 anos de sua independência, e que esta se deu em um clima sereno, sem derramamento de sangue, e com “uma esperança cheia de novas visões de futuro para uma pátria independente e soberana”. “A força do mal encheu a mente e o coração daquelas formas corruptas que se manifestam em palavras e fatos”, lamentou o Arcebispo mas expressou sua confiança em que renasça “a esperança de uma nova vida”.
“É possível superar as adversidades de uma política humana que não consegue dar respostas à necessidade da unidade e da convivência fraterna”, indicou.