O Presidente da Conferência Episcopal Italiana (CEI), Cardeal Angelo Bagnasco, pediu criar condições de acolhida e dignidade para os imigrantes que respeitam as leis da convivência e se comprometem em uma real integração”.
Em declarações ao jornal italiano La Repubblica, o Cardeal afirmou que “é necessário neutralizar os extremismos, que não podem ditar leis a ninguém e não podem ser considerados como a realidade total disto povo em referência aos recentes ataques sofridos por assentamentos ciganos. Nesse sentido, expressou sua solidariedade com aqueles “que sofrem violência gratuita e incontrolada”.
O Cardeal Bagnasco indicou que a violência relacionada com a imigração adverte que a sociedade italiana “sofre uma forma crônica de individualismo que favorece e não atenua fenômenos diferentes”.
Por sua parte, o Arcebispo de Turim, Cardeal Severino Poletto, disse a “Corriere della  Sera”, que “se não vigiarmos profundamente nosso pensamento, sem nos dar conta podemos cair em um pouco de racismo”.
“Terá que unir diálogo e segurança, legalidade e educação, justiça e caridade. Não acredito em que a solução seja mandar as escavadoras e tirar tudo (contra os assentamentos ciganos). A livre circulação não está proibida na Europa e se irão a outras partes”, assinalou.
Acrescentou que se devem propor “soluções alternativas, já que de outra maneira o que se faz é transladar o problema”.