O Encontro de Jovens Comunicadores para América Central e o Caribe, foi inaugurado ontem 15 de maio com uma Eucaristia presidida pelo Núncio Apostólico de Panamá, Dom Giambattista Diquattro, e concelebrada pelo Arcebispo de Panamá, Dom José Dimas Cedeño; e o Presidente da Comissão Episcopal de Comunicação Social do CELAM, Dom Héctor Gutiérrez.
A conferência inaugural do evento, que se celebra na Cidade do Panamá e se estenderá até no domingo 18, abordou o tema central do encontro: “Novas expressões de cidadania na Rede: cidadania digital?” e esteve a acusação do perito em comunidades virtuais e membro do Catholic.net, Jorge Hidalgo.
Nas atividades programadas os assistentes participarão de painéis e mesas redondas, que têm como objetivo “solicitar múltiplos ideia que permitam criar propostas de construção cidadã na rede, para os jovens da América Latina e o Caribe”, indicaram os organizadores.
Esta manhã se realizou a mesa redonda sobre “Inclusão para a construção de cidadania”, dirigida pelos comunicadores e técnicos informáticos Miguel Millar, (Chile) e Ana Bélgica Güichardo (República Dominicana). Logo o Diretor de Rádio Hogar de Panamá, Eufracio Abrego, ditou uma conferência sobre “Novas linguagens na rede da perspectiva Juvenil”.
Para esta tarde está programado um Painel de experiências sobre as redes e logo um trabalho em mesas temáticas.