O Papa João Paulo II abençoou nesta quarta-feira a estátua de Santa Teresa de Jesus Jornet, fundadora da congregação religiosa das Irmanzinhas do Idosos Desamparados, que está exposta no exterior do ábside da Basílica de São Pedro.

Além dos Cardeais Eduardo Martínez Somalo, camerlengo da Santa Igreja de Roma, e Francesco Marchisano, arcipreste da Basílica de São Pedro, estiveram presentes no ato o Arcebispo de Valência, Dom. Agustin García-Gasco, e diversas autoridades diplomáticas, sacerdotes valencianos e delegadas da congregação fundada pela Santa Teresa de Jesus Jornet.

Em suas palavras ao Papa, Dom. García-Gasco expressou a “profunda alegria que toma a arquidiocese” pela colocação da estátua, e acrescentou que “Valência tem o privilégio de custodiar o sepulcro desta Santa, gigante da caridade”, a que também definiu como “dom de Deus para a humanidade”.

Durante sua intervenção, o Arcebispo defendeu a dignidade dos idosos, depois de recordar que “nos tempos em que viveu nossa Santa começava a ser evidente um problema que em nossos dias se foi agravando: a falta de respeito pela vida em qualquer etapa de seu curso natural”.

A esse respeito assegurou que “hoje os ataques à vida são, se couber, mais graves que então: difunde-se como uma praga o crime do aborto e quer introduzir a eutanásia em nossa sociedade”.

Frente a esta situação “as irmãzinhas defendem a vida, promovem a dignidade humana e defendem os idosos mais fracos”. Também agradeceu seu trabalho à congregação fundada pela Santa Teresa de Jesus Jornet porque “são muitíssimos os idpsos  que em suas casas encontram um lugar onde viver e celebrar a fé”.

Três santas fundadoras espanholas em São Pedro

Com a estátua de Santa Teresa de Jesus Jornet são três as esculturas de fundadoras espanholas que se localizam no exterior da Basílica vaticano. As outras duas correspondem à fundadora das Servas de Jesus, Santa Josefa Sancho Guerra, e a fundadora das Servas de Maria, Santa Soledade Torres Acosta.

A imagem de Santa Teresa de Jesus Jornet, de 7 metros de altura e 55 toneladas, foi esculpida em mármore de Carrara pelo artista italiano Alessandro Romano. Representa a Santa Teresa com rosto expressivo, agasalhada por dois idosos, um de  cada lado, que rodeiam com seus braços a fundadora.

Teresa de Jesus Jornet (Lleida, 1843- Llíria, 1897), foi canonizada pelo Papa Paulo VI em 1974. Fundou em Valência em 1873 a primeira residência das Irmãnzinhass dos Idosos Desamparados que atende, na atualidade, a mais de 26 mil anciãos sem recursos, conforme indicaram porta-vozes da congregação à agência AVAN.

A congregação está integrada por cerca de duas mil e 500 religiosas na Espanha, Europa, África e Iberoamérica.