A Assembléia do VI Sínodo da Igreja chuquisaqueña, realizada na cidade de Sucre (Bolívia), concluiu suas atividades com um pronunciamento de respaldo ao Cardeal Júlio Terrazas, Arcebispo de Santa Cruz, recentemente agredido pelo governo de Evo Morales.
O documento, assinado por mais de um centenar de sacerdotes, agentes de pastoral e representantes de movimentos apostólicos da região, rechaça a “agressões injustas que pretendem desqualificar ao pastor da Igreja Católica na Bolívia”.
“Rechaçamos as acusações tão pouco acertadas de certas autoridades, pois não estão acordes com a verdade. Jesus Cristo há dito: ‘a verdade vos fará livres’, mas não assim a mentira”, diz o comunicado.
Os participantes do VI Sínodo da Igreja em Sucre expressam que as ofensas das autoridades de Governo contra o Cardeal chegam também aos membros da instituição e destacam “a valentia dos bispos pelas orientações que emitiram na Carta Pastoral” sobre o projeto da nova Constituição.
O comunicado exorta aos católicos bolivianos a “não deixar-se levar por informações com más intenções e orar pela paz, a unidade e seguir sendo facilitadores do diálogo”.