O Arcebispado de Madri, em uma mensagem assinada pelo Cardeal Antonio Maria Rouco e seus bispos auxiliares, somou-se à maciça condenação ao atentado da banda terrorista ETA, que assassinou a um Guarda Civil e feriu outros quatro em um atentado realizado na madrugada da quarta-feira ao norte da Espanha.
O comunicado assinala que "o Cardeal Arcebispo de Madri, e seus Bispos Auxiliares, em seu nome e no de toda a Arquidiocese madrilense, expressam sua terminante condenação deste atentado, ao mesmo tempo que oram a Deus pelo eterno descanso de D. Juan Manuel Piñuel Villalón, pedem por seus companheiros feridos e imploram do Senhor a fortaleza e o consolo para sua mulher e filho, familiares, seres queridos e companheiros do Corpo da Guarda Civil".
O comunicado assinala além que "cada novo atentado supõe uma violação do direito sagrado à vida e um ultraje à dignidade de toda pessoa humana, que foi feita a imagem e semelhança do Criador".
O Cardeal e seus auxiliares "rogam a Deus pelo eterno descanso de D. Juan Manuel Piñuel Villalón, e pelo fim de todo atentado terrorista, que só conduz à destruição do ser humano".
Finalmente, exortam "a toda a comunidade cristã a não cessar em sua oração pelo fim do terrorismo e de todo germe de violência, assim como para que se fomentem na Espanha, das instituições democráticas e todo o povo, a verdade e a liberdade, a justiça e a paz, a unidade e a concórdia, e o pleno reconhecimento dos direitos fundamentais de todos".