“Noivado: Seguros?” é o título de um novo livro de divulgação escrito por um sacerdote professor universitário que oferece a doutrina cristã de maneira simples aos jovens que empreenderam uma relação de noivos.

O autor é o Padre Rafael Hernández Urigüen, Capelão e Professor universitário de Ética e teologia da Universidade de Navarra em São Sebastián. O texto tem um estilo direto e está redigido em forma de diálogos.

“É fruto dos seminários que dirigi com estudantes de diversas universidades e faculdades ao longo de 10 anos”, assegura o autor. Entre os temas contemplados figuram o egoísmo, a verdade e sinceridade, mães intervencionistas, gênio feminino, complementariedade, a oração, duvida antes das bodas e formação.

Segundo o reconhecido catedrático de psiquiatria, Enrique Rojas, “estamos perante um texto duplamente interessante, por uma parte o tema do noivado, que hoje mais modernamente se chama estar saindo, cujo tema é importante em todos os sentidos. E por outra parte o livro está escrito em forma de diálogos, que me pareceram sugestivos, atrativos e próximos”.

“Parece-me de uma grande pedagogia o que realizou o autor deste livro, jovens de distintas idades e estirpes falam, comentam, dizem, sublinham, mostram acordos e oferecem desacordos sobre todo este grande tema que é o mundo do amor. Quando o amor chega pode ser cego, mas quando vai embora é muito lúcido. Desde aí a importância de acertar na eleição e este me parece um assunto central”, adiciona.

Segundo Rojas, “o livro tem frescura, liberdade, realismo, expressões diretas do que se escuta na rua, há um momento em que um dos estudantes que assiste ao curso do professor Hernández Urigüen diz: ‘é que muita gente não termina de conhecer-se, eles e elas se divertem, saem juntos, bebem, dançam riem... mas sentem falta ir descobrindo os mistérios da alma da pessoa que têm diante’. Me parece muito acertada a resposta do autor desse libero nesse caso concreto, e em outros. Chegar a uma linguagem comum de tal maneira que isso significa compreensão, afinidade, ficar no lugar do outro”.