Um significativo grupo de líderes católicos publicou uma “Carta Aberta a John Kerry”  exigindo que seja coerente com a fé católica que diz professar.

Antecipando-se aos rumores sobre um anúncio que Kerry faria nos próximos dias para ganhar o voto dos católicos indecisos, a carta –publicada em vários jornais  locais- lamenta que Kerry insista em defender o aborto como “direito de escolher” e mantenha um recorde absoluto a favor deste procedimento –incluindo o aborto por nascimento parcial- em sua carreira como senador federal.

Os assinantes afirmam que os católicos podem não estar de acordo em temas que concernem à esfera cívica como a educação e a saúde, mas há certas “verdades que os católicos devem promover. Não só porque se trate da palavra da Igreja mas sim porque se trata da razão. Isto sustenta nossa oposição ao aborto”.

A carta adiciona que Kerry é incoerente à luz da razão. “A vida humana inocente sempre deve ser protegida. Senador John Kerry, o senhor disse que ‘a vida começa na concepção’, mas apoiou persistentemente o aborto e se opõe a qualquer restrição sensível a esta prática”, e apoiou os abortos até os nove meses de gestação.

Segundo a carta, a fé de Kerry se acomoda às circunstâncias. “No último debate presidencial, você disse que tudo o que faz na vida pública tem que estar guiado por sua fé e que tudo é um presente do Todo-poderoso. Mas, aparentemente, quando se trata do direito à vida, você não segue sua própria fé nem sua própria razão”.

Entre os assinantes figuram congressistas de como Rick Santorum da Pensilvânia e Sam Brownback de Kansas, ex-embaixadores, catedráticos, líderes pró-família e representantes de organizações laicas.