O Pontifício Conselho para a Pastoral dos Emigrantes e Itinerantes iniciou esta sua manhã 18º assembléia plenária que tem como tema “A família emigrante e itinerante”, e em que participam 26 membros deste dicastério entre cardeais, arcebispos e bispos de distintos países.

Os participantes do evento, que se celebra de 13 a 15 de maio no Vaticano, contam com a colaboração de 14 consultores de diversas nacionalidades e especialistas nos setores dos emigrantes, refugiados e deslocados, os estudantes estrangeiros, os que trabalham no circo e aeroportos, a gente de mar, as crianças e mulheres que vivem na rua, as pessoas que não têm uma morada fixa, entre outros, informou o dicastério em comunicado de imprensa.

A Assembléia Plenária foi inaugurada pelo Cardeal Renato Martino, Presidente do Dicastério, quem na apresentação do tema lembrou as orientações pastorais nos diversos âmbitos nos que realizam sua missão.

Depois de examinar o tema da família migrante no contexto do mundo globalizado, que tem como característica a mobilidade das pessoas, o Cardeal indicou que a Igreja se deve ajudar a que a família, célula viva da sociedade, possa viver unida apesar da mobilidade, conforme informou Rádio Vaticano.

Entre as atividades do evento estão previstos testemunhos de pessoas que trabalham diretamente com as famílias nos diversos setores da mobilidade humana em distintos países como a Austrália, Estados Unidos, Colômbia, República Dominicana, França, Espanha, Alemanha, entre outros.