O Presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, Dom Claudio Maria Celli, destacou que o principal fundamento ético para o uso dos meios de comunicação é "a pessoa humana e a comunidade humana" que se constituem em seu "fim e medida"; e que este postulado permanece invariável.

Assim o expressou em um artigo publicado em L'Osservatore Romano (LOR) e que aparece na véspera do Congresso, como contribuição para o mesmo, titulado "Internet: Informação e Democracia" que se realizará em Roma nesta quarta-feira 14 de maio; organizado pelo Instituto Suor Orsola Benincasa e a União Católica de Imprensa Italiana (UCSI, por suas siglas em italiano).

"Internet é agora um elemento essencial da vida cotidiana, econômica e cultural do planeta. As características originárias próprias deste novo meio (inmediatez, descentralização, interatividade, globalidade, liberdade, difusão e partilha do saber) contêm juntas também alguns riscos: individualismo exagerado, acesso dasa crianças a conteúdos perigosos, invasão da privacidade", entre outros; escreve o Arcebispo; ao tempo que destaca que "é toda a sociedade a que deve ser educada para o bom uso deste potente meio".

Quando dizemos Internet hoje, continua Dom Celli, "estamos falando de um âmbito cultural polimorfo que resulta de uma série de aparelhos, pequenos e grandes, fixos e móveis, terrestres e espaciais, que interagem entre eles a escala mundial e com os que as pessoas e os grupos dialogam, compartilham e publicam em milhares de formas diversas".

Diante desta situação que se converte em todo um desafio, o Arcebispo precisa que "a tecnologia nos oferece também soluções bastante eficazes para os lugares sem infra-estrutura. Trata-se de gerar uma verdadeira cultura digital que nasça em clave solidária e que suscite uma criatividade compartilhada, uma maior comunhão e unidade ao interior da comunidade, em estreita relação com a Igreja universal e em diálogo com o mundo".

Frente aos desafios de Internet, diz também o Presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, é necessária a formação dos jovens ante a "emergência educativa" em que nos encontramos, assim como um adequadoa ensino para que as crianças, adolescentes e jovens aprendam a ser críticos com as coisas que Internet lhes apresenta.